terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicas para uma boa PROVA de ciclismo

Com as férias ai aumenta o numero de pessoas treinando e participando de provas de diversas modalidades como o ciclismo então a MAAS Assessoria Esportiva com a experiência dos professores preparou para você algumas dicas para fazerem uma boa prova:

- Leve sua bike a uma loja onde pessoas qualificadas para o trabalho farão a sua revisão: você estará participando de um evento ou de uma prova de grande importância e você treinou bastante para isso, não deixe que a algum detalhe atrapalhe a sua prova e seu rendimento. Na revisão verifique o funcionamento dos freios e câmbios. Use pneus novos ou se forem usados, verifique se não tem cortes ou cacos de vidro presos na banda de rodagem que podem vir a perfurar. Como as provas acontecem no asfalto as vezes de  boa qualidade, quase sempre de má qualidade,  você deverá  calibrar os pneus de acordo com o modelo de pneu e roda, geralmente usa-se  a calibragem de acordo com a especificação de seu pneu em libras de pressão.

- Geralmente as provas são aos Domingos então faça um treino leve no sábado. Uma prova com 80 km a serem percorridos, exigirá bastante agilidade e velocidade e suas pernas deverão estar "soltinhas" e bem descansadas, portanto, um giro de aproximadamente 30 a 40 km leve no sábado, em um circuito agradável e com direito a uma  paradinha para uma água de côco irão deixar as suas pernas prontas para o dever.

 - Deixe todo seu material de competição preparado e organizado no dia anterior (sapatilhas, capacete, etc...), também já deixe pronto suas caramanholas e alimentos, assim você não corre o risco de esquecer nada na hora. Já coloque seu número na bike, camisa e o chip na bicicleta.

 - A largada será às 07h00min horas da manhã, tome seu café pelo menos duas horas antes da prova, mas não invente de comer ou tomar nada novo no dia, alimente-se como você já está habituado.

 - Durante a prova você poderá levar água, isotônico e gel para alimentar-se não perdendo tempo no apoio, mas como já mencionado a cima, faça tudo da maneira que você já está acostumado.

 - O pelotão terá mais de 500 atletas, portanto você deve prestar muita atenção no que está acontecendo, procure olhar mais a frente, se existem cones, curvas, etc, para evitar sustos e ter que frear bruscamente.

 - Competidores menos experientes devem se manter sempre a direita em linha para dar passagem aos mais rápidos.

 - A segurança de todos depende de como cada um de nós se comporta na prova.


Boa prova nos vemos no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário