quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O ar seco e suas consequências


O país se encontra em um período de baixa umidade relativa do ar – conhecido como “ar seco” – que torna a respiração mais difícil, causa desidratação e pode levar a problemas cardíacos. Por isso, os atletas devem redobrar a atenção na prática esportiva nesta época do ano.

É comum, durante a atividade física, respirar-se pela boca, o que aumenta a inalação de ar não aquecido pela mucosa nasal, levando a irritação nas vias aéreas e até mesmo crises asmáticas em pessoas com predisposição à doença. Mesmo que o corpo transpire com mais facilidade com este tempo, corre-se o risco de ter uma desidratação e, caso a reposição de água não seja adequada, o organismo começa a utilizar mecanismos compensatórios para conseguir manter a intensidade da atividade física, além de sobrecarregar o coração, pois, na tentativa de recompensar o menor volume de sangue circulante, aumenta-se a frequência cardíaca.

Abaixo, alguns cuidados básicos que ajudam a prática do exercício físico nesta época do ano:

– Evitar fazer atividades físicas das 10h às 16h;

– Hidratar adequadamente;

– Utilizar soro fisiológico para manter os olhos e a mucosa nasal umidificada (não utilizar descongestionantes nasais com frequência, pois eles podem interferir na motilidade dos pelos, causar dependência e até mesmo problemas cardíacos);

– Dormir em local arejado e umedecido (podem-se utilizar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos);

Atenção: em esportes competitivos de longa duração ao ar livre, como corrida de rua, mountain bike, ciclismo, corrida de aventura e provas de triathlon, deve-se redobrar os cuidados em épocas secas, pois são esportes de alta demanda energética e metabólica.

Portanto, muito cuidado deve ser tomado ao praticar exercício físico nesta época do ano, procure sempre orientação de pessoas especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário