terça-feira, 4 de setembro de 2012

Desenvolvendo Confiança e Técnicas Sobre a Bicicleta


Desde criança, sempre gostei de bicicletas e, foi na adolescência que conheci alguns amigos ciclistas, entrando assim, neste mundo das duas rodas. Empolgado pelas roupas coloridas e pelas bicicletas modernas (para a época), decidi começar a pedalar e adquiri uma MTB para fazer os trajetos que a turma realizava aos finais de semana, já que não era muito acostumado. Depois me arrisquei a acompanhar esses amigos em alguns de seus treinos e acabei fazendo algumas pedaladas bem longas. Bom, de lá para cá, nunca mais parei de pedalar!
Quando iniciei no ciclismo aqui em Botucatu, onde se tem muitas montanhas, certamente fez com que esse seja meu ponto forte durante as provas. Mas mesmo que você não tenha um histórico de grande contato com o mundo das bicicletas desde muito novo, é possível estabelecer e desenvolver sua confiança sobre a “magrela” para fazer dela uma arma em busca de suas melhores marcas. Para isso, temos que passar por um médico para que seja feita uma bateria de exames e o aval seja dado para que você possa executar suas atividades sem risco. Depois disso temos que desenvolver basicamente três aspectos: potência aeróbica (VO2max), resistência e força.  É importante avaliar qual desses aspectos é um limitador para você e, então, trabalhar duro para melhorá-lo. Sua potência aeróbia máxima pode ser melhorada com o treinamento ao longo do tempo. Se você precisa melhorar seu VO2max, vale à pena passar alguns meses do ano treinando, você deve treinar realmente forte e terminar cada estímulo com sua frequência cardíaca bem próxima do máximo. Se você tem pouco tempo e precisa desenvolver sua resistência, preocupe-se com sua consistência e pense em fazer cerca de três treinos de uma hora por semana, é duro e certamente você vai sofrer no final, mas em poucas semanas perceberá uma melhoria em sua forma física. Caso você tenha um pouco mais de tempo, principalmente nos fins de semana, sugiro um treino entre duas horas e meia e três horas, em um ritmo consistente. Agora, se você precisa desenvolver sua força, a melhor maneira de fazer isso é trabalhando com uma relação de marchas pesada e uma cadência baixa entre 40 e 60rpm.
Então algumas sugestões você pode seguir, como incluir em seus treinos subidas longas, de duas a três delas por treino para que o corpo acostume a este estimulo e alguns tiros com marcha pesada durante os treinos. Lembrando que pelo menos 3 minutos de seu treino deva ser dedicado ao treinamento da pedalada, isso irá torná-la mais eficiente e assim fechando todo o conjunto que deve ser treinado e levado a sério.
Não importam quais sejam os fatores limitantes para o seu ciclismo, basta você desafiar a si mesmo se seu desejo é melhorar. Pedale mais forte e mais rápido do que já fez até hoje e verá os resultados, contando que esteja atento à arte de equilibrar o treinamento e a recuperação!

 Bons treinos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário