segunda-feira, 3 de setembro de 2012

IRONMAN: HISTÓRIA E DESAFIO


Hoje, quando falamos em triathlon logo vem à mente IRONMAN, mas por que se existem os formatos mais clássicos se assim posso chamá-los? Mas vou contar um pouco da história do triathlon. Em 1974, surgiu na cidade de San Diego - Estados Unidos - o triathlon, que é um esporte onde os atletas realizam três modalidades diferentes, sempre numa mesma sequência: natação, ciclismo e corrida.
Os formatos mais comuns das provas são:
- Short Triathlon: onde os atletas nadam 750 metros no mar, pedalam 20 km e correm 5 Km;
- Triathlon Olímpico (desde Sidney 2000): onde são percorridos 1.500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida;
- Triathlon de Longa Distância: onde temos o Meio Iron, também chamado de Ironman 70.3, com medidas 1.900 m de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida e o Ironman (cada vez mais popular) onde o desafio é chegar ao fim depois de nadar 3.800 m, pedalar 180 km e percorrer a pé 42 Km e 195 metros de corrida. E, por fim, existem as provas de Triathlon Ultraman que são disputadas em três dias, consistindo em 10 km de natação e 145 km de ciclismo no primeiro dia, 276 km de ciclismo no segundo dia e para finalizar 84 km e 400 metros no terceiro dia, exigindo de todos os atletas, muito preparo físico e resistência para completar uma prova verdadeiramente de "Endurance".
O Ironman, uma modalidade extremamente exigente que foi proposta pela primeira vez pelo comandante da marinha americana John Collins e sua esposa com o intuito de por fim a uma discussão surgida durante a cerimônia de premiação de uma prova de corrida no Havaí, sobre qual seria o atleta mais resistente: nadadores, corredores ou atletas de outras modalidades. Eles sugeriram então combinar três provas já existentes que deveriam ser completadas sucessivamente: "The Waikiki Rothwater Swim" que compreendia aproximadamente 3,8km de natação, a "The Around-Oahu Bike Race" que originalmente acontecia em dois dias e percorria aproximadamente 180km de bicicleta e a Maratona de Honolulu. Collins então disse: "Quem terminar a prova em primeiro lugar será chamado o homem de ferro".
Nadar 3,8km, pedalar 180km e correr 42km, é um desafio para qualquer pessoa, é algo que realmente coloca o nosso organismo como um todo (físico e psíquico) sob juízo. Entretanto, você pode perfeitamente pensar em concluir um IRONMAN, basta querer e não pular os estágios para este processo. Estratégias e ações estão diretamente ligadas para a realização de algum objetivo; logo, o primeiro passo é passar por uma avaliação médica e obter o aval. Uma bateria completa de exames deverá ser feita para certificar que o  triatleta não tenha nenhuma restrição. Com os resultados dos exames aprovados, é o momento de montar o Programa de Treinamento. Nesse Planejamento, é fundamental que as individualidades de cada um sejam respeitadas, já que o objetivo é algo muito específico. Por isso, o serviço da MAAS Assessoria Esportiva em transmitir um treinamento completo para a realização de um Ironman é tão desafiante quanto a própria distância da prova para o atleta. Ser Ironman é um estado de espírito. . Nada tem a ver com tempo ou desempenho, nem com competição ou ultrapassagem, muito menos com cronômetros ou resultados de cada um. Ser Ironman é ter um gosto especial pela vida, é vencer a si mesmo em busca de um sonho. É enfrentar cada etapa da prova como uma metáfora dos ciclos que enfrentamos ao longo da existência. Quando, de repente, tudo converge para uma visão do grande final que acontece para todos que não desistem ou que não sofreram momentos difíceis às suas vontades: atravessar o pórtico da linha de chegada como que um portal para outro mundo, rompendo o cordão que faz retornar ao nível de existência original, onde toda a jornada vivenciada faz sentido como um simples aprendizado para a alma, em uma explosão de felicidade, emoção, choro, enfim, tudo que vem do lugar mais íntimo e secreto, que só você conhece e sabe que existe dentro de você, e que não pretende expor nem precisa de reconhecimento alheio, mas que faz você entender todo o significado de fechar um grande ciclo para poder começar o próximo, sim o próximo, pois ser IRONMAN não é ganhar provas ou exibir medalhas, não é buscar uma prova para justificar um vazio, não é ser mais dos que os outros, não é ser diferente dos demais, é simplesmente ser você mesmo.
Ser IRONMAN é saber viver, ser IRONMAN é um modo de viver e, antes de tudo, um estado de espírito!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário